PT

Sobre o projeto

O envelhecimento da população é uma tendência a longo prazo, que começou há várias décadas na UE. Consequentemente, a UE enfrentará, nas próximas décadas, uma série de desafios associados ao envelhecimento da sociedade, que terão um impacto numa vasta gama de domínios (mercados de trabalho, pensões, prestações de cuidados de saúde, etc.). A mudança populacional ea estrutura da população estão ganhando importância no contexto político, econômico, social e cultural do comportamento demográfico. Um dos campos que é, e será ainda mais afetado pelo envelhecimento da população nos próximos anos, é o sistema de saúde, e é por isso que é necessário (para a estabilidade de longo prazo do sistema de saúde) que as pessoas têm A melhor chance possível de permanecer saudável e permanecer ativo e independente à medida que envelhecem. Um dos papéis cruciais neste esforço será atribuído aos enfermeiros e é por isso que é importante conscientizá-los e entre os estudantes de enfermagem, pois eles representam o futuro desta profissão.



Com base nesses fatos, formou-se uma parceria de quatro instituições de ensino superior. As instituições participantes são:

 - O Colégio de Enfermagem em Celje, Eslovénia (organização coordenadora);

- Universidade Médica de Lublin, Polónia;

- Universidade de Oulu, Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Finlândia e

- Cooperativa de Superior Politécnico e Universitário - CESPU, Portugal



Estas instituições estabeleceram uma meta para contribuir para o desenvolvimento deste campo, e através de diferentes atividades do projeto tentar fazer a diferença e aumentar a conscientização sobre a importância do envelhecimento bem e permanecer ativo à medida que envelhecemos. Com este objectivo em mente, a nossa parceria candidatou-se com êxito ao concurso Erasmus +, Acção-chave 2: Parcerias Estratégicas no Ensino Superior e implementou o projecto Estilo de Vida Saudável para o Envelhecimento Bem (HLAW).